Municípios da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho. Abordagem PPPC: Questionário aos "stakeholders" no âmbito do projeto C2IMPRESS

Este questionário foi elaborado no âmbito do projeto C2IMPRESS, que visa reforçar a compreensão e a sensibilização para a gestão dos riscos de catástrofe ligados às alterações climáticas num determinado território.

Uma das ações do projeto C2IMPRESS é desenvolver uma abordagem colaborativa e cocriativa entre stakeholders públicos, privados e da sociedade civil de uma região.

Este questionário destina-se a ser aplicado aos stakeholders dos sectores público, privado e da sociedade civil. Os objetivos do questionário são os seguintes:

1.       Recolher informações gerais sobre os stakeholders

2.       Compreender o seu papel atual e potencial na gestão de catástrofes

3.       Compreender as suas necessidades/restrições em relação à gestão de catástrofes

4.       Compreender as suas interações com outros stakeholders

5.       Recolher as suas ideias de cocriação e co-conceção conjunta em relação à gestão de catástrofes

O que é o projeto C2IMPRESS?

O projeto C2IMPRESS é um projeto de três anos financiado pela Comissão Europeia. É um dos projetos financiados pelo programa-quadro Horizonte Europa, que apoia projetos de investigação inovadores em toda a Europa. Levado a cabo por dezasseis parceiros de diferentes origens que colaboram entre si (engenheiros, meteorologistas, hidrologistas, sociólogos, programadores, etc.), o projeto C2IMPRESS visa melhorar a compreensão e a sensibilização para as catástrofes naturais (principalmente inundações e incêndios florestais) e os impactes multidimensionais que geram num território. Durante três anos, estes dezasseis parceiros irão cocriar soluções adaptadas a cada território e testá-las em quatro locais-piloto na Europa: a ilha de Maiorca em Espanha, a região Centro em Portugal, o município de Ordu na Turquia, e o município de Egaleo na Grécia.

O que é a abordagem PPPC?

Um dos subobjetivos do projeto C2IMPRESS é conceber um método que promova a participação dos intervenientes públicos, privados, da sociedade civil, assim como dos cidadãos, no debate sobre a resiliência às catástrofes naturais. O método, denominado abordagem PPPC (Parceria Público-Privada-Civil) tem como objetivos:

- Reunir stakeholders com valores e objetivos diferentes em torno de uma causa comum (reforçar a resiliência face às catástrofes);

- Facilitar o trabalho em conjunto para cocriar soluções com ferramentas e métodos participativos e criativos simples, inspirados em métodos como o Design Thinking e os Living Labs; 

- Colocar todos estes stakeholders em rede e desenvolver uma inteligência coletiva na sua região.

Nota importante 

O símbolo * significa pergunta de resposta obrigatória



or press Enter